NOTICIAS | POLÍTICA

Camilo afirma não receber "um centavo" do fundo de segurança

Em entrevista a canal no Youtube, governador defendeu pacto federativo para combater a criminalidade
Postado em 08/10/2019 | 18:09
Foto: Reprodução/My News

O governador Camilo Santana defendeu, mais uma vez, um pacto federativo para combater as ações de organizações criminosas. Em entrevista ao canal My News, o chefe de Estado falou sobre a nova onda de ataques ocorridos em setembro e defendeu o regime implantado no sistema penitenciário cearense. O chefe de Estado, no entanto, lamentou ainda não ter recebido verbas do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado no fim da gestão de Michel Temer. 

"Os presídios brasileiros viraram escritórios do crime", disse. Camilo Santana afirmou que o Ceará resolveu mudar a maneira de enfrentar a ação de criminosos nos presídios cearenses, investindo em mais policiamento, mais agentes penitenciários, novas unidades prisionais e investimento em inteligência. "A transformação que estamos fazendo no sistema prisional será modelo no Brasil", prometeu. 

Segundo o governador, a recente crise na segurança é resultado destas ações de combate, ressaltando o fim do que considera privilégio: tomadas nas celas e visitas íntimas. "Quando eles fazem isso [incêndios criminosos], é querendo intimidar o Estado para que o Estado recue e faça concessões", explicou. 

O Ceará, comentou o governador, prioriza a prisão de líderes criminosos para enfraquecer as facções. Entretanto, somente com a construção de um pacto federativo, coordenado pela União, as organizações ficarão sem poder em todo o território nacional. Camilo aproveitou para comentar sobre a criação do Susp. "Não recebemos um centavo desse fundo para investimento na área da segurança pública", lamentou. 

O governador também falou sobre o investimento em tecnologia para combate da criminalidade. Na quarta-feira (8), o Estado anunciou que todos os serviços públicos devem ser integrados em 2020, em um único portal. A medida também deve impactar nos resultados da segurança, pois dados referentes aos cearenses, veículos, imóveis e outras informações, serão detalhadas no sistema. 

Confira a entrevista na íntegra: 

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO